Entre em contato
(41) 3232-4837
(41) 99973-0399
Nosso endereço
Al. Augusto Stellfeld, 1.262
Bigorrilho - Curitiba/PR

Atividades para Profissionais (Educadores e Cuidadores)

FORMAÇÃO DE BABÁS / AU PAIR

Os primeiros seis anos de vida são extremamente importantes no desenvolvimento de uma criança. Nesta fase, alguns pais precisam contar com o auxílio de profissionais eficientes, sensíveis, conscientes e que tenham apreço à sua função. Este programa visa aumentar a consciência profissional, a humanização do trabalho e ampliar a comunicação entre os pais e as babás, o que garante a todos uma maior tranquilidade.

O curso tem a finalidade de fornecer a estas profissionais todas as informações necessárias para os cuidados com a criança em seus primeiros seis anos, permitindo maior eficiência e técnica em seu trabalho e maior retorno às famílias.

Nosso curso é voltado para as famílias de forma personalizada e não ao mercado de trabalho. Portanto, não executamos os serviços de recrutamento e seleção de babás ou baby-sitters, concentrando nossos esforços e experiência no treinamento e adaptação das babás à rotina da família. Além disso, não se destina a traçar perfil psicológico ou aplicar testes diagnósticos.

Os resultados colhidos em termos de empenho e eficiência na profissão são evidentes há quase duas décadas e são a principal razão pela qual nossos clientes permanecem nos enviando para treinamento várias profissionais. Também visíveis e até mesmo surpreendentes são os resultados emocionais e sociais deste investimento, que são a principal razão da babá sentir-se valorizada como sujeito e retornar isto às famílias às quais prestam serviço e ao seu próprio círculo familiar.

Partindo de alguma escolaridade, estas profissionais são bem informadas sobre os vários aspectos da infância, suas necessidades e urgências e seus mecanismos físicos e psicológicos, podendo auxiliar com técnica e eficiência os pais na difícil tarefa de cuidar e formar pessoas. É trazer, em linguagem clara e didática, noções que a vida por si só nunca lhes traria.

O curso, com carga horária total de 26 horas, divididas em 10 módulos semanais, oferece aulas práticas, material audiovisual e apostilas individuas, fornecendo certificado mediante 100% de frequência.

Nosso Curso de Formação de Babás já alcançou aproximadamente 4 mil famílias, teve seu formato oferecido para multiplicadores em outros estados do Brasil e foi apresentado em Congressos dentro e fora do país, com ênfase em seus resultados no apego familiar e no aspecto social dos profissionais envolvidos.

 

OFICINAS PARA PROFISSIONAIS

 

Oficina de Estimulação Psicomotora para Bebês

Esta proposta é destinada a cuidadores de bebês em geral, inclusive a auxiliares de berçários e creches. São oferecidas orientações cuidadosas a respeito do ambiente, segurança, humor, ritmo e disponibilidade do bebê em cada fase do desenvolvimento, sobre as áreas a serem observadas e otimizadas, sobre os estímulos adequados e aqueles que devem ser evitados. As emoções e sensações dos bebês em cada fase são detalhadas, permitindo uma maior empatia e consequentemente maior sintonia. É oferecida uma vasta gama de atividades e recursos lúdicos para ampliar o talento natural do cuidador no melhor interesse das crianças.

Em uma sessão de uma hora (acompanhada de apostila), a babá tem a oportunidade de ser capacitada e conscientizada sobre a importância da correta estimulação, mediada por afeto e segurança, nesta fase tão importante para o desenvolvimento da inteligência e outras funções cognitivas dos bebês.

 

Oficina de Brincadeiras Cantadas

Esta proposta é direcionada a cuidadores com o objetivo de aumentar o repertório de brincadeiras no cotidiano de crianças de 6 meses a 4 anos. A metodologia das Brincadeiras Cantadas utiliza a música como facilitadora do brincar entre o cuidador e a criança. A estrutura musical com harmonia, ritmo e melodia proporciona uma atmosfera de segurança e estabilidade que favorecem o desenvolvimento integral da criança.

As babás e berçaristas são convidadas a brincar e, de forma prática e dinâmica, percebem quanto o brincar precisa estar presente na rotina infantil. As Brincadeiras Cantadas ajudam a tornar prazerosas e divertidas algumas funções, às vezes difíceis de serem realizadas, como escovar os dentes, comer e tomar banho. Afinal, a melhor maneira de aprender é sempre brincando!

Em uma sessão de uma hora (acompanhada de apostila), a babá tem a oportunidade de ser capacitada e conscientizada sobre a importância do brincar e poderá fazer a criança sentir que realmente tem uma parceira de brincadeira ao seu lado. O brincar sendo levado a sério fará a criança vivenciar o respeito e a segurança, essenciais para seu desenvolvimento emocional.

 

Oficina de Artes

Esta proposta tem o objetivo de mostrar aos profissionais cuidadores a importância da arte nas brincadeiras das crianças, resgatando o seu sentido positivo e entendendo o seu significado.

Em uma sessão de uma hora (acompanhada de apostila), a babá tem a oportunidade de perceber que a arte é um importante meio de estímulo para a criança, contribuindo para o seu desenvolvimento integral e trazendo inúmeros benefícios. Ela possibilita o contato com diferentes materiais, favorece a liberdade de expressão, estimula a expressão artística, desenvolve a coordenação motora, trabalha o esquema corporal, estimula a criatividade e a espontaneidade, além de favorecer um espaço para a brincadeira e expressão de alegria.

Tendo à sua disposição um ambiente que possibilite o contato com tinta, giz de cera, cola, papel e tesoura, entre outros, a criança se sente livre para agir, expor seus desejos, necessidades e confiar em si mesmo. Trata-se de uma forma possível e saudável de aprender e se desenvolver fazendo bagunça e muita sujeira!