fachada O Criança em Foco oferece propostas que têm como finalidade colocar o saudável desenvolvimento da criança no centro da atenção da família e dos profissionais que auxiliam na dinâmica da casa e da escola. Busca despertar a capacidade de observação de cada um, fortalecer os vínculos afetivos em torno das crianças em tenra idade e fornecer aos seus cuidadores as informações a respeito dos mecanismos da infância, suas necessidades e urgências, a fim de propiciar um espaço próprio para o desabrochar de potencialidades. Visa ainda ampliar a comunicação entre todos os adultos envolvidos na formação e nos cuidados diários, incentivando a unidade de linguagem com a criança.

A metodologia 1,2,3 e Já propõe um projeto de Educação para o Cuidado, proporcionando o contato gradativo com outras crianças, por fases do desenvolvimento, entre figuras de apego confiáveis, seguras e que recebem suporte e formação profissional permanentes.
Nosso projeto pedagógico é sócio-interacionista, atrelado às àreas da Teoria do Apego, da Mediação de Aprendizagem, da Neurociência e da Clínica de Psicanálise com crianças.
01 02
Nosso Espaço de Desenvolvimento permite aos pais um estreitamento de vínculos afetivos e maior conhecimento das fases de desenvolvimento de seus bebês e crianças pequenas através da observação e vivências compartilhadas. Leia Mais...
05 06 Os “quatro pilares da educação”, expressão nascida do relatório da Unesco sobre a educação do futuro, publicado em 1999, sob a direção de Jacques Delors, trazem as dimensões inseparáveis da educação em sua perspectiva integral: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver. Leia Mais...
03 04 Ao longo de muitos anos de acompanhamento de pais de bebês e crianças bem pequenas, com frequência recebemos uma demanda grande dos pais sobre outras alternativas de cuidado e educação, tão cuidadosa como a que vimos oferecendo em nosso Espaço de Desenvolvimento e em nosso criterioso Curso de Formação de Babás. Leia Mais...
07 08
Atendimento clínico especializado em Depressão Pós-parto, Distúrbios de sono e alimentares, Distúrbios comportamentais, Transtornos do desenvolvimento infantil, Dificuldades na adaptação escolar e habilidades sociais. Leia Mais...

Brincadeiras cantadas

 

Proporcionamos um espaço de formação de apego entre os bebês e seus pais, onde possam desenvolver ainda a sensibilidade musical, seus ritmos próprios e a liberdade de expressão, ampliar seu repertório musical como recurso de linguagem.

Sabemos que a música fala dentro dos corações das crianças… dando continuidade à proposta de inserir cada vez mais novos tons nas relações entre pais e filhos, idealizamos o programa Brincadeiras cantadas.

Queremos proporcionar um espaço de interação entre os bebês e seus pais, onde possam desenvolver a sensibilidade musical, seus ritmos próprios e a liberdade de expressão, ampliar seu repertório musical como recurso de linguagem e favorecer a socialização através de atividades com músicas criativas e sobretudo, intenso contato físico.

A música, como linguagem universal, age como facilitadora das relações intra e interpessoais. Acreditando na criança como ser lúdico, a brincadeira cantada valoriza o brincar como essencial no desenvolvimento do bebê.

As experiências lúdicas de uma criança, desde bebê, vão lhe sofisticando as representações do universo social. Pela brincadeira acontecem as adaptações, os acertos e erros, as soluções de problemas que vão torná-lo sujeito autônomo. A natureza da criança é lúdica, de movimento, de curiosidade, de espontaneidade. Negar esta natureza é negar a própria criança.

Uma criança com possibilidades lúdicas variadas poderá ter mais riqueza de criatividade, melhor desenvoltura em relacionamentos, capacidade crítica e de opinião. Acreditamos ainda que através da música e do brincar é possível facilitar e fortalecer a relação materna, uma das primeiras relações que a criança iniciará sua formação de caráter e valores e a partir daí, dos primeiros anos de vida, proporcionar um melhor desenvolvimento para o ser humano.

Em nossas brincadeiras cantadas, o bebê torna-se o brinquedo dos pais e os pais passam a ser o brinquedo do bebê. Venham conhecer e preparem-se para (en)cantar a vida com seus bebês!

A “BRINCADEIRA CANTADA” se diferencia da “Musicalização para Bebês” por não ser uma atividade que exige que o bebê cumpra com objetivos durante a aula, o foco está no brincar acompanhado de seu cuidador. A BRINCADEIRA CANTADA otimiza a relação mãe – bebê assim como valoriza a criatividade, espontaneidade e sociabilidade.

Pela brincadeira é que o bebê constrói seu mundo e suas relações. Se o bebê percebe que sua mãe se relaciona bem com seu brincar e brinca junto sente-se mais seguro em transpor os desafios da sua formação.

Fernanda Gorosito

 

Login