Conhecendo seu Bebê

Orientação – Estimulação para bebês 1-2 meses

Assim que nasce um bebê, os pais demonstram com ele inúmeras preocupações. Mostram-se vigilantes quanto à quantidade e qualidade de seu sono e alimentação, inquietam-se quanto ao acerto ou erro do que fazem ou deixam de fazer. Tudo isso naturalmente é necessário. Porém, existem características essenciais à criança sobre as quais os pais também devem estar informados.

Acreditamos fortemente que não há outra forma mais enriquecedora de aprender sobre o desenvolvimento de um bebê do que estando aptos a observá-lo de perto, a suas reações, expressões e “diálogos” não verbais, atribuindo-lhes sentido.

Desenvolvendo nos pais a capacidade de contenção das emoções do bebê sabemos estar permitindo o melhor começo para a relação entre eles.

Nos primeiros meses de vida, as emoções do bebê são muito intensas e precisam ser conhecidas pelos cuidadores. Os bebês estão em fase de adaptação ao mundo. Dessa forma, aprendem e desenvolvem-se através de seus movimentos e da informação que recebem através das sensações. Descobrir sobre esse “despertar” não é somente apaixonante para os pais, mas também resulta no bem-estar da criança, presente e futuro.

Este projeto visa apresentar aos pais uma nova forma de conhecer seu bebê. Assim, portadores desse novo ponto de vista, eles poderão proporcionar a esse novo ser experiências ainda mais enriquecedoras nesse momento tão efêmero e importante da vida. E mais do que isso, poderão incorporar esses conhecimentos nas atividades mais simples do dia-a-dia. Para completar o processo, um toque de prazer, com a técnica de massagem toque da borboleta.

Nesta fase inicial, este programa tende ainda a reduzir os riscos e minimizar os efeitos de estados depressivos do puerpério, auxiliando no processo de formação do apego deste bebê com seus cuidadores primários, seus pais.

Trata-se de uma atividade extremamente cuidadosa e protegida, com a atenção exclusiva das terapeutas para cada família. É feito um registro cuidadoso e personalizado de cada processo para que os pais tenham isto em seu álbum de boas lembranças!

Programa:

Módulo Emoção

Observação do bebê, compreensão das suas emoções, desconstrução de mitos, atribuição de sentidos às emoções do bebê, compreensão da fase de dependência e da comunicação do bebê, pais suficientemente bons, o papel da sensibilidade parental e a estrutura em torno do bebê. Dúvidas sobre esses aspectos.

Módulo Movimento

Dos reflexos aos movimentos voluntários, padrões de tônus e postura, brincadeiras e exercícios corporais, alongamento (braços, pernas e tronco). Dúvidas sobre esses aspectos.

Módulo Sensação

Visão, audição, tato, sistema vestibular e proprioceptivo. Brincadeiras, dicas sobre o ambiente, estímulos sensoriais benéficos. Dúvidas sobre esses aspectos.

Módulo Dia-a-Dia

Posicionamentos e Estímulos: Colo, Berço, Mamada, Banho, Troca de roupas, Passeio – como aproveitar esses momentos para favorecer a coordenação sensório-motora e a proximidade, Higiene do sono e estabelecimento de uma rotina saudável, além de construção de rede de apoio segura (escolha de babás ou berçários). Dúvidas sobre esses aspectos.

Módulo Toque

Técnica de massagem suave desenvolvida pela pediatra e psicoterapeuta Eva Reich, que pode ser realizada desde o nascimento e é recomendada a bebês prematuros. Melhora o sono, auxilia no alívio de cólicas, no ganho de peso, estimula a percepção corporal, promove relaxamento e auxilia no desenvolvimento neuropsicomotor, facilitando ainda um profundo vínculo afetivo entre mãe, pai, cuidador e bebê

Login