Escolhendo uma babá

Oferecemos consultoria no processo de escolha de sua babá, entre em contato conosco para saber como poderemos lhe ajudar! Mas atenção, não fazemos recrutamento e seleção de babás!

Mamães e papais, formamos uma equipe multidisciplinar clínica e trabalhamos há dez anos ininterruptos com Formação de Babás. Assim, poderemos alertá-los para diversos pontos numa entrevista de seleção, para que se instrumentalizem para cuidarem desta escolha por sua própria conta, não necessitando delegar esta tarefa tão importante a agências que jamais farão esta escolha como vocês, que entendem como ninguém mais as necessidades de seu filho.

Abaixo seguem algumas matérias, depoimentos de mães e artigos publicados a respeito desta difícil decisão…

Se você seguir mais adiante, terá acesso ao nosso roteiro de contratação de babás, elaborado por mães que passaram inúmeras vezes por esta experiência que agora lhe parece tão árdua…

Consulte o site www.domesticalegal.com.br para verificar os aspectos legais que envolvem uma contratação segura!

Consultoria na Contratação de Babás

A vasta experiência adquirida ao longo de nove anos na formação de babás aliada à cuidadosa escuta clinica das coordenadoras do Criança em Foco, ambas psicólogas e mães, têm resultado em um trabalho diferenciado e único em todo o país.

Nos últimos meses temos recebido muitas ligações de pais e mães, de diversas cidades e Estados do Brasil, pedindo informações sobre nosso Curso de formação de babás e questionando a possibilidade de formarmos suas babás nas cidades onde moram, já que não conhecem outro local que ofereçam um curso no mesmo formato que o nosso. Normalmente os cursos de treinamento de babás ocorrem em agências de trabalho, condensados em um final de semana ou em um único dia. Não é possível que o Criança em Foco trabalhe, também, nesse formato? Isso facilitaria o curso em outras cidades do país e atenderíamos a um número maior de pais ansiosos por confiar seus filhos em mãos de profissionais afetivas, competentes, informadas e bem formadas.

Exatamente por conhecermos a seriedade e o alcance de nosso trabalho e consequentemente nossa responsabilidade diante das famílias que atendemos é que não nos propomos a diminuir nosso Curso de Formação de Babás. Em um mundo corrido como esse em que vivemos, as pessoas cada vez mais precisam ganhar tempo, condensar trabalho, aumentar o ritmo. No entanto, quando se trata de bebês e crianças – desenvolvimento físico, emocional, motor; alimentação; saúde; segurança; higiene; linguagem; sono; socialização; brincadeiras; estimulação; comunicação; necessidades, urgências e mecanismos , entre tantos outros assuntos– todo tempo é pouco. Há muito a se estudar e conhecer…. O universo infantil é vastíssimo e não se aprende sobre esse universo em um final de semana.

Nosso país é repleto de desigualdades sociais e são poucas as babás que tiveram a oportunidade de estudar ao longo de suas vidas; mergulhar no universo do estudo requer dedicação, boa vontade, atenção, concentração. Não basta lançar a informação, já que sozinha ela perde seu valor. Faz-se necessário um tempo para que seja possível ler, refletir, associar ideias, levantar questões. Por isso nosso curso acontece em módulos, uma vez por semana. A cada aula muitas informações são lançadas, levantando dúvidas e questionamentos.

Apesar de não nos propormos a traçar perfil psicológico das babás ou avalizar processos de recrutamento e seleção – nosso objetivo é formar as profissionais acerca dos principais mecanismos da infância – convivemos com nossas alunas ao longo de dez ou onze semanas consecutivas. Durante esse período podemos verificar sua pontualidade, compromisso, interesse, participação, equilíbrio emocional, senso de humor, entre tantas outras características fundamentais. Em um final de semana é muito difícil conhecer as pessoas, ouvir suas histórias e experiências – que servem ou servirão de modelo de cuidado para os bebês e crianças que serão cuidados por elas. No curso de Formação de Babás do Criança em Foco o tempo se torna aliado e parceiro de trabalho.

Por todos os motivos discutidos anteriormente não nos propomos a dar um curso relâmpago, básico ou condensado. Mas entendemos as necessidades e urgências das famílias que não moram em Curitiba ou no Rio de Janeiro e que muito nos honram e alegram com seus pedidos de orientação.

Para atendê-los criamos um serviço de consultoria de formação de babás. Por mais que cada caso seja único e receitas não existam quando se trata de pessoas, temos uma larga experiência prática e clínica em inúmeras situações relativas a “profissão babá.” Qualquer dúvida ou problema, procure-nos – teremos o maior prazer em conversar com você pelo telefone ou através de e-mail.

Conhecendo um pouquinho sobre sua história e sobre as dificuldades com relação à babá de seu filho(a) – sejam técnicas, sejam de formação, sejam de relacionamento interpessoal – poderemos levantar pontos fortes e fracos da profissional, vendo aqueles mais importantes a serem trabalhados em um momento oportuno. Se você mora em uma cidade ou Estado próximo de Curitiba, é possível agendar uma visita de uma de nossas coordenadoras para que ela possa trabalhar com sua babá os pontos críticos de seu trabalho. Da mesma forma é possível marcar um atendimento no Criança em Foco.

Acima de tudo, nosso maior compromisso é com os bebês e crianças que atendemos – muitos deles desde a gestação. Nada nos deixa mais tranquilos e com a sensação de dever cumprido do que saber que as crianças estão sendo bem atendidas e cuidadas em suas necessidades, podendo desenvolver todas as suas potencialidades, no seu ritmo e em seu tempo.

 

DEPOIMENTOS

Alguns depoimentos de pais e babás servem para ilustrar a importância desta busca pelo entendimento ao redor da criança. “Harmonia – em uma orquestra – não significa que todas as vozes cantem em uníssono, mas que, com suas singularidades, cada uma a seu tom, encontrem juntas um entrelaçamento numa mesma direção.”

“Eu indicaria este curso porque, além de treinar a babá, ele amplia o horizonte do pensamento dela e reforça a responsabilidade e importância do papel que ela desempenha” (D. N. M. S)

“Sempre fui atenciosa com minha babá, mas depois do curso passei a me dar conta que ela teve uma infância e que precisava estar mais atenta também à infância dela” ( F. L. T)

“O curso foi muito bom e proveitoso, tirou muitas dúvidas minhas e aprendi outras coisas que não sabia. Bom seria que todas as babás pudessem fazer o curso e a mãe da criança também, porque fica melhor de se trabalhar.” (S. F.S.)

“Obrigada por nos ajudar a ser mais competente na nossa profissão!” (S.S.S)

“Percebi que houve uma adequação das informações ao universo da babá e às necessidades do meu filho.” (A.L.M)

“Mais uma vez, o curso foi ótimo para a babá. Apesar das limitações da mesma (idade, local onde morava, nível de escolaridade), acho que o aproveitamento foi bom. Era uma pessoa em quem eu não depositava muitas esperanças, mas surpreendentemente, ela se tornou muito apegada à minha filha, mais organizada, mais disposta a brincar e mais paciente às refeições. É a segunda vez que gosto do resultado, mas desta vez senti mais diferenças, talvez porque a anterior já fosse mais preparada.” (D. S. C.)

“A realização destes cursos foi fundamental para atender toda a família, porque após uma experiência mal sucedida com outra babá, pude aprender e perceber que as pessoas são diferentes…a babá não tinha experiência alguma com crianças e após, e até mesmo durante o curso, ela foi adquirindo confiança, sugerindo e realizando modificações…participa mais da vida das crianças, conversa com eles de forma mais adequada e está sempre preocupada em falar e agir adequadamente com elas. Está sempre pronta a me ajudar, se diz grata pela oportunidade e assume seu papel de babá verdadeiramente.” ( D.S.S)

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Roteiro de contratação de babás

Prezados pais,

A intenção deste roteiro de contratação é fornecer algumas dicas de perguntas importantes a serem feitas a uma candidata a babá na fase de entrevistas para a contratação. Leia Mais…

 

Experiência e boas referências não são tudo

Os pais tendem a ficar mais tranqüilos em entregar seus filhos às pessoas mais velhas e experientes. Mas, segundo a psicóloga clínica Fernanda Roche, especialista na capacitação de babás, a vontade de aprender e o bom-humor podem ser características ainda mais importantes. Leia Mais…

 

Medo leva pais a tomarem maiores cuidados na hora de contratar babás

Fitas de vídeo mostrando babás espancando crianças; bebês despencando de apartamentos, enquanto a babá dormia; menores abandonados no playgrond com a chave de casa na mão; recém-nascidos largados com fome no berço e jóias roubadas. Leia Mais…

 

Chamando a atenção da babá

Algumas mães que atendo – seja no consultório , seja aquelas que me procuram para o curso de formação de babás – demonstram receio e um incômodo sentimento de mal-estar quando precisam chamar a atenção da babá de seus filho. Leia Mais…

 

Parent’s checklist

Before you make a final decision about the best childcare to suit your and your child’s needs, go through these lists and answer all the questions to make sure you haven’t forgotten anything important. Leia Mais…

 

Login