Formação de Babás | Au Pair

 

Os primeiros seis anos de vida são extremamente importantes no desenvolvimento de uma criança. Nesta fase, os pais precisam contar com o auxílio de profissionais eficientes, sensíveis, conscientes e que tenham apreço à sua função. Este programa visa aumentar a consciência profissional, a humanização do trabalho e ampliar a comunicação entre os pais e as babás, o que garante a todos uma maior tranquilidade.

Este curso tem a finalidade de fornecer a estas profissionais todas as informações necessárias para os cuidados com a criança em seus primeiros seis anos, permitindo maior eficiência e técnica em seu trabalho e maior retorno às famílias.

Trata-se de um programa que vem colhendo excelentes resultados nos últimos quatorze anos e que conta com o acompanhamento da trajetória do cuidador na família.

Nosso curso é voltado para as famílias de forma personalizada e não ao mercado de trabalho. Portanto, gostaríamos de esclarecer que não executamos os serviços de recrutamento e seleção de babás ou baby-sitters, concentrando nossos esforços e experiência no treinamento e adaptação das babás à rotina da família.

O curso não se destina a traçar perfil psicológico ou aplicar testes diagnósticos.

Nosso curso alia o sólido embasamento teórico centrado na Psicanálise de Crianças a uma atenta escuta clínica às babás que muitas vezes tem nesta oportunidade a primeira de sua vida.

Os resultados colhidos em termos de empenho e eficiência na profissão são evidentes há muitos anos e são a principal razão pela qual nossos clientes permanecem nos enviando para treinamento várias profissionais ao longo dos anos, mas surpreendentes são os resultados emocionais e sociais deste investimento, que por sua vez são a principal razão da babá sentir-se valorizada como sujeito e retornar isto às famílias às quais prestam serviço e ao seu próprio círculo familiar.

Como dizia o pediatra inglês Donald Winnicott, nós, pais modernos, temos um sentido de realização de tarefa ao colocarmos nossos filhos no mundo. Planejamos, esperamos e procuramos ler muito, buscando informações que possam nos transmitir mais segurança na educação de nossas crianças. Sabemos ser capazes de prestar a atenção apropriada a poucos filhos e procuramos estar presentes em todas as etapas de sua criação, fornecendo, assim, um ambiente fértil para seu bom desenvolvimento. Ao mesmo tempo, percebemos que nossa carreira profissional e nossos afazeres pessoais também são parte importante no conjunto de nossas vidas. Portanto, será bem-vinda a ajuda de uma babá nas tarefas diárias com a criança, assim como a possibilidade de continuar oferecendo os cuidados e estímulos necessários ao seu progresso, mas de tal forma que não atrapalhe nosso sentido de responsabilidade para com nossos filhos. De todo modo, a função da babá não é ser um substituto para a mãe, mas complementar e ampliar o papel que, nos primeiros anos da criança, só os pais desempenham.

Na fase pré-escolar, na qual, por motivos variados, precisamos contar com a ajuda de uma babá para nossos filhos, estamos entregando-os aos cuidados de profissionais que estão permanentemente reciclando seus conhecimentos e técnicas pedagógicas e contamos, ainda, com a segurança que nos transmite a instituição. Numa fase anterior a esta, em que, por motivos variados, precisamos contar com o auxílio de babás, surge o impasse de precisarmos deixar nossos filhos, ainda que por períodos curtos de tempo, com pessoas que trazem consigo uma bagagem cultural própria do meio em que viveram. As babás, se por um lado oferecem muitas vezes talento no trato com crianças, por outro são limitadas a ele, justamente por nunca ter-lhes sido oferecida a possibilidade de profissionalização.

Este curso permite que, partindo de alguma escolaridade, estas profissionais possam ser bem informadas sobre os vários aspectos da infância, suas necessidades e urgências, seus mecanismos físicos e psicológicos, podendo auxiliar com técnica e eficiência os pais na difícil tarefa de cuidar e de formar pessoas. É trazer, em linguagem clara e didática, noções que a vida por si só nunca lhes traria.

Fernanda Roche

Módulos:

Ética profissional
Relacionamento com os pais da criança
Relacionamento com os avós da criança
Relacionamento com os demais funcionários da casa
Boas maneiras de convivência social
Cuidados com a saúde
Hábitos de higiene em geral
Pós-parto
Auxílio à amamentação dos bebês
Organização de roupas, brinquedos e utensílios de cozinha
Rotina diária: como organizar e sua importância para a criança
A nutrição e seus impasses
A hora de dormir
A hora do passeio: a segurança da criança
Cuidados com o bebê prematuro
Orientações do pediatra
Medicamentos: organização, administração e segurança
Prevenção de acidentes domésticos
Procedimentos em emergências
Cuidados e emergências dentárias
Orientações do fonoaudiólogo
Expressões corporais do bebê
Formas de comunicação
As fases do desenvolvimento infantil
O brincar: suas fases e importância
A leitura: como incentivar e sua importância
Musicalização
Filmes infantis: sua utilidade e importância
Socialização
A escola: adaptação, incentivo e organização do espaço de estudo
Treinamento higiênico
Sexualidade infantil: suas formas e impasses
Medos infantis
Filhos únicos / Irmãos / Gêmeos
A questão dos limites: liberdade, permissividade e responsabilidade

NOTA: Estes temas foram formatados há 9 anos e como tal foi devidamente registrado no ECAD a fim de evitar possíveis plágios.

Informações Complementares:

Consulte-nos sobre programas personalizados para babás de outras cidades e estados do Brasil.

Inclui certificado mediante 100% frequência.

Material utilizado: Aulas práticas / Apostilas individuais / Material audiovisual.

Carga horária: 26 horas (10 módulos / 1 x semana)

Workshops adicionais de Artes, Brincadeiras cantadas e Estimulação

Turnos durante a semana: Tarde

• Vagas limitadas por turma

Donald W. Winnicott nasceu em 1896, em Playmouth (Devon), Inglaterra, onde tornou-se pediatra e passou toda sua vida. Ao ler um trabalho de Freud, decidiu analisar-se e estudar Psicanálise. Iniciou sua formação psicanalítica em 1923, mesmo ano em que assumiu as consultorias de Pediatria do Queen’s Hospital for Children e do Paddington Green Childrens Hospital, tendo neste último trabalhado durante aproximadamente quarenta anos, organizando um serviço que se tornaria centro de referência na Inglaterra e em outros países. Presidente da Sociedade Britânica de Psicanálise durante vários anos, Winnicott conseguiu, com sua vasta experiência, apresentar a pais e educadores, com uma clareza única, importantes teorias sobre os mais diversos temas da infância. Através de conceitos como “preocupação materna primária”, “holding environment”, “mãe suficientemente boa”, “falso self” e “ambiente facilitador”, entre tantos outros, procurou descrever a importância da manifestação criativa no brincar e do ambiente familiar e externo para o pleno desenvolvimento da capacidade do indivíduo de experimentar a vida.

Referências bibliográficas:

Winnicott, Donald W. Tudo começa em casa – São Paulo, Martins Fontes, 1989.

Winnicott, Donald W. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional – Porto Alegre, Artes Médicas, 1983.

Winnicott, Donald W. O Brincar e a Realidade – Rio de Janeiro, Imago Editora LTDA, 1975.

Winnicott, Donald W. A criança e o seu mundo – Rio de Janeiro, Zahar Editores S.A., 1982.

DEPOIMENTOS DE ALUNAS / PAIS

“Esse curso do Criança em Foco é maravilhoso, não só para formar babás competentes e carinhosas como futuras mamães. No meu caso, mesmo tendo experiência com crianças, é sempre bom acrescentar as informações novas com aquelas que já conhecemos. O curso tem me ajudado pessoalmente na questão dos cuidados, paciência, organização, segurança como babá e a responsabilidade de saber que estou ajudando na formação de um futuro adulto. É um curso muito rico!”
Aluna P.M. / RJ

“O que eu gostei do curso foi que aprendi mais sobre como ser uma boa profissional e ver que ser babá é muito prazeroso como qualquer outro serviço, ficou muito agradável e muito mais gostoso de brincar!”
Aluna C.D.S / Curitiba

“O que aprendi nesse curso, sem sombra de dúvida, me ajudará no meu emprego e na minha vida pessoal. Acredito que “cresci” como ser humano aprendendo a respeitar o que hoje vejo como fundamental a base de uma criança feliz e se tornando um adulto sem “traumas”.
Aluna A.P.M.F / Curitiba

“O curso abrangeu todos os assuntos relacionados a bebês, ao dia-a-dia da babá, suas dúvidas, medos, atualidades, etc. Confesso que não esperava tanto do curso, esclareci as dúvidas que tinha e com certeza levarei o conhecimento que aqui aprendi pelo resto da vida.”
Aluna A.R.S / Curitiba

” O curso foi muito eficaz, porque aprendi melhor como agir com a criança em qualquer situação, principalmente na educação, foi um curso muito esclarecedor, tirou as dúvidas e principalmente me fez enxergar como as crianças e estar em seu lugar em várias situações.”
Aluna A.D.S.J / Curitiba

“O curso me ofereceu muito mais do que eu esperava. Pra mim foi muito difícil participar das aulas por causa do horário, mas valeu a pena. Muito do que aprendi não vou usar só com as crianças que eu pretendo cuidar mas com a minha própria família. Creio que serei uma pessoa melhor. Obrigada.”
Aluna R.B / Curitiba

“Através do curso aprendi muitas coisas, que com certeza vai me ajudar cada vez mais, na educação das crianças que eu cuidar a até mesmo com os meus filhos quando for ter. Foi muito bom mesmo!! Muito obrigada a você Fernanda!”
Aluna I.S.C / Curitiba

“Com esse curso eu aprendi muito. Aprendi muito a brincar com a criança, a me comunicar com os pais e avós, passei a me interessar por crianças, a valorizar todas as crianças. Não só a que eu cuido, mas também as outras que crianças que encontro.”
Aluna R.A.M.S / Curitiba

“Eu acho que essa é uma ótima oportunidade que as babás e mães tem para poder educar seus filhos nas formas corretas, e também a se comunicar com pessoas ao seu redor. Valeu a pena, porque eu aprendi muitas coisas que eu nunca tinha ouvido falar.”
Aluna R.L.R / Curitiba

“Bom, esse curso me ajudou muito, isto é, consegui tirar muitas dúvidas que eu tinha a respeito de como cuidar de uma criança, estou muito grata. Parabéns!!!”
Aluna L.P / Curitiba

Login