Espaço de Formação e Treinamento Profissional

Os “quatro pilares da educação”, expressão nascida do relatório da Unesco sobre a educação do futuro, publicado em 1999, sob a direção de Jacques Delors, trazem as dimensões inseparáveis da educação em sua perspectiva integral: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver. Em nossa prática buscamos a integração harmoniosa destes elementos com o cuidar, em parceria com as famílias de nossos bebês e crianças, na fase de zero a quatro anos. Entendemos o cuidar como uma atitude que envolve tanto aspectos afetivos / emocionais, quanto cognitivos como pensar, refletir, planejar. Ao considerarmos o cuidar uma ação racional, estamos considerando também que é possível educar para o cuidado. Compreendemos o cuidado de forma mais ampla: cuidado com a natureza (sustentabilidade), com a saúde (alimentação saudável), com o outro, com os menores e mais velhos (projetos pedagógicos relacionados a irmãos e respeito aos idosos), cuidado com a comunicação e relacionamentos (projetos pedagógicos relacionados a habilidades sociais), cuidado com as coisas (projetos de reciclagem e troca/doação de brinquedos) e finalmente, cuidado com a ética e a transparência (representado pelo livre acesso das famílias a algumas atividades e ao dia-a-dia do berçário).

Partindo desta premissa, nosso Espaço de Desenvolvimento Profissional vêm formando, ao longo dos últimos 14 anos, profissionais cuidadores e educadores de esferas pública e privada, a partir da escuta do berço de onde vêm estes profissionais e da transmissão de conhecimentos e partilha de experiências. Para este espaço são bem-vindos os profissionais de nossa equipe, com quem assumimos o compromisso de formação continuada, assim como profissionais de outras instituições do Paraná e do Brasil afora.

São previstos em nossa programação palestras em Desenvolvimento, Educação e Psicologia Infantil, Workshops de Artes, Estimulação, Brincadeiras Cantadas e Massagens Shantala e Toque da Borboleta, Oficinas práticas de reciclagem de brinquedos, Cursos de prevenção de acidentes domésticos e primeiros socorros com crianças, Palestras sobre Teoria do Apego (Clínica Tavistock – Reino Unido) e Desenvolvimento Infantil (a partir da perspectiva do pediatra e psicanalista D. Winnicott) para estudantes e profissionais de pediatria, grupos de estudo para pais, cuidadores e estudantes de áreas de Saúde e Educação

ENCONTRO DE PAIS
FORMAÇÃO DE BABÁS
ENCONTROS NUTRITIVOS
ENCONTROS DE AVÓS
CONHECENDO SUA GESTAÇÃO
CONHECENDO SEU BEBÊ
TREINAMENTO DE BABÁS – AU PAIR E BERÇARISTAS
WORKSHOP DE ESTIMULAÇÃO PSICOMOTORA PARA BEBÊS
WORKSHOP DE ARTES

WORKSHOP BRINCADEIRAS CANTADAS
SOS PARA PAIS, AVÓS E BABÁS
GRUPO DE ESTUDOS NA ÁREA DE PSICOLOGIA E PEDAGOCIA

Login